A Bienal de Veneza acaba de anunciar que Phyllis Lambert receberá o Leão de Ouro pelo Conjunto da Obra na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura.
Paolo Baratta, presidente da Bienal de Veneza, e Rem Koolhaas, diretor da exposição, explicaram a decisão:
“Não como arquiteta, mas como cliente, Phyllis Lambert fez uma grande contribuição para a arquitetura. Sem sua participação, uma das poucas realizações perfeitas do século XX - o Edifício Seagram em Nova Iorque - não teria acontecido. Sua criação do Centro Canadense de Arquitetura em Montreal combina uma rara visão com uma rara generosidade para preservar episódios cruciais do patrimônio arquitetônico e estudá-los sob as condições ideais. Arquitetos fazem arquitetura; Phyllis Lambert faz arquitetos..."
Mais sobre a vida de Lambert e sua influência, a seguir.
Phyllis Lambert é uma arquiteta, autora, curadora e Fundadora Emérita do Centro Canadense de Arquitetura (CCA) em Montreal. Conhecida principalmente por seu inestimável papel na contratação de Mies van der Rohe para o Edifício Seagram em Nova Iorque, o impacto de Lambert no curso da história da arquitetura não pode ser ignorado. "Minha vida começou com meu envolvimento apaixonado com... a criação de um edifício de grande qualidade arquitetônica em Nova Iorque, ou seja, o Edifício Seagram. A filosofia que um edifício expressa ecoa na sociedade e ajuda a moldá-la."
Após a conclusão do Seagram, Lambert se tornou ativista em Montreal, reivindicando a revitalização de bairros, a construção de habitações sociais e a popularização das consultas públicas durante o processo de planejamento urbano. Estes interesses também se expressam em suas obras publicadas, que incluem "trabalhos pioneiros em fotografia, preservação e textos críticos sobre Montreal e Nova Iorque."
Segundo um comunicado oficial da Bienal, "Ela é reconhecida internacionalmente por sua contínua contribuição no avanço da arquitetura contemporânea e por sua preocupação com as questões sociais do urbanismo e com o papel da arquitetura na esfera pública."
O Leão de Ouro será oficialmente concedido a Lambert no sábado, 7 de junho, as 11h no Giardini.